Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET- Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é o livro “Lágrimas não caem no espaço” de Luiza Mussnich.

🖋️ Sobre a autora: Luiza Mussnich nasceu no Rio de Janeiro em 1991. É jornalista e escritora. Publicou os livros “Microscópio” (2017), “Lágrimas não caem no espaço” (2018), “Para quando faltarem palavras” (2018), além de ter produzido algumas crônicas que estão no seu site (luizamussnich.com) e matérias para revistas, como Vogue e Revista Piauí.

🖋️ A coletânea de poemas da autora contemporânea Luiza Mussnich, publicada em 2018 pela 7Letras, retrata os olhares e significados que damos ao cotidiano. O título do livro faz uma referência bastante bacana sobre um vídeo de um astronauta canadense, Chris Hadfield, que mostra a incapacidade do cair das lágrimas, isso por causa da gravidade. A autora sensibilizada com tal fato, intitulou seu livro de “Lágrimas não caem no espaço” por expressar essa ideia de que as emoções e sentimentos, quando fora do âmbito terrestre ou do próprio cotidiano, pairam no ar. Mussnich traçou, em suas várias viagens, aeroportos e diferentes lugares frequentados no ano de 2017, uma visão sobre o dia a dia, as impressões que surgem a todo momento e os deslocamentos, sejam eles físicos ou de ideias. Assim, a autora exprime em seu livro o simples e o banal da vida, entretanto com um outro olhar, mais metódico, imagético e cheio de indagações e subjetividades que estão presentes tanto no cotidiano de Luiza como, também, no de todos nós.

Fonte: http://ruidomanifesto.org/doze-poemas-de-luiza-mussnich/ e https://youtu.be/0_-r8TsvD5c