Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de filme

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?
A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. E hoje iremos conhecer o filme “Black”

Black   é  um  filme  bastante  inspirador  no  sentido  de  aprendizagem  e  superação.    Ele retrata  a  história  de  uma  garotinha  cega  e  surda  que  em  seu  mundo  escuro  desconhecia  o significado das coisas, e essa limitação a impedia de entender e comunicar-se.  Com  o  decorrer  do  filme  Michelle  conhece  seu  professor  de  Língua  de  Sinais  Debraj que  lhe  ensina  a  falar  e  ouvir  com  as  mãos   para  conhecer  o  que   lhe  cerca.  Mesmo  com  a oposição do pai Paul Mcnally, o instrutor decide ajudar Michelle  persistindo que o  impossível pode  ser  possível  a  ela  e  essa  dedicação  do  professor  mostra  o  real  papel  do  educador  que consiste apresentar  o amplo  campo do  conhecimento  a  todas as pessoas  até as  com limitações físicas. Em  diversas  cenas  do  filme  ocorre  o  processo  de  superação  por  parte  dela principalmente  em  duas quando   após  vinte  dias  de  dedicação  do  professor  Debraj, Michelle  consegue  captar  sua  primeira  palavra:  water  (água)  e  segundo,  quando  Michelle consegue entrar na Universidade e após 40 anos se formar em Artes. Desse  modo, o filme  retrata  as  dificuldades  do  surdo  na  comunidade  e  que  apesar disso,  eles  podem  desenvolver  ideias  sobre  diversos  assuntos,  criticar  pensadores,  expor  sua visão  de  mundo,  assim  como  foi  retratado  em  Black. O  surdo  não  precisa  de  escolas específicas,  mas  pode  se  integrar  às escolas,  habilitar-se  para  cursos  técnicos  e  cursos superiores.  O  filme  também  apresenta  um  contexto  bastante  interessante  após  o   seu  professor sumir e  ela  o reencontrá-lo  sem lembrança  alguma  em virtude  do  mal de  Alzheimer.  Michelle tenta  resgatar  a  memória  de  seu professor de várias formas até um dia ele conseguir aprender novamente as palavras. A história se reverte. O filme começa mostrando como Debraj se dedica desde a infância até ela entrar na Universidade e quando alcança a velhice, é a vez de Michelle lhe retribuir os anos de trabalho do seu professor. Desta forma para aqueles que nascem com surdez é possível superar a barreira da comunicação, mesmo que isso exija tempo, disciplina e determinação a mais. Além disso, o filme apresenta dois aspectos de grande importância: a extraordinária superação da menina e o importante papel de um professor que doou boa parte de sua vida à educação dela, indo muito além do simples ensino de sala de aula e trabalhando realmente em favor de Michelle como a sua única esperança.