Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de música
O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena? A série “Ampliando o Repertório na Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office.
E a dica de hoje é a música “Admirável Chip Novo”, da cantora brasileira Pitty, nome artístico de Priscilla Novais Leone.
Em “Admirável Chip Novo” a cantora interpreta a manipulação e a alienação humana. O nome da música – que também intitula o álbum de onde ela foi retirada – trata-se de uma referência ao livro “Admirável Mundo Novo” (Brave New World) publicado em 1932 por Aldous Huxley, que retrata um universo ficcional futurista no qual a população é condicionada biológica e psicologicamente a obedecer às regras sociais de um “Super Estado Global”.
No videoclipe oficial da canção, Pitty toca em dois cenários que se alternam contrastivamente. Um deles é completamente harmônico, no qual ela e os integrantes da banda vestem-se com roupas tradicionalistas manifestando apenas movimentos mímicos, robóticos. No outro um palco de rock alternativo, com cores vibrantes e toda indumentária dos músicos desse gênero. No final do clipe, a câmera afasta-se gradualmente do cenário harmônico para mostrar a silhueta de um homem, que, ao término da música aperta um botão e “desliga” os integrantes da banda, como se fossem robôs. As imagens utilizadas opõem um mundo de espontaneidade vívida a outro de previsibilidade mecânica, no qual há um controle exercido por agentes ocultos.
O eu lírico é entendido como um robô, num universo ficcional onde os termos “chip”, “parafuso” e “fluido” são lidos como coerentes na constituição de um ser falante. É representado na condição de alguém que se descobriu manipulado, vivendo uma vida que não era fruto de decisões sua, mas de certa conspiração contra sua identidade, contra seu pensamento crítico. A ideia desse indivíduo desconfigurado não deixa de guardar certa semelhança com o desajuste das pessoas que pensam na contramão “do sistema”. LIMA, Adriano Mascarenhas. Marcas estilísticas da temática do pensamento crítico na música “Admirável Chip Novo” de Pitty. FUCAMP, 2008.
Veja mais em (PDF): https://adrianismos.files.wordpress.com/2017/03/artigo-anc3a1lise-estilc3adstica-de-admirc3a1vel-chip-novo-pitty.pdf