Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. A dica de hoje é sobre o livro “O Fluxo da Consciência” (um estudo sobre James Joyce, Virgínia Woolf, Dorothy Richardson, William Faulkner e outros). No livro, o autor Robert Humphrey explora acerca da compreensão a respeito de fluxo da consciência em literatura, um gênero literário que discute o recuo da literatura em busca do “eu”, a “representação verdadeira da consciência”.
Trata-se do novo gênero romance do século XX, com grandes escritores como James Joyce, Virgínia Woolf, Dorothy Richardson, William Faulkner e outros, que muitas vezes são considerados autores com “literatura difícil”. A leitura de Fluxo da Consciência, de Humphrey, faz com que o leitor compreenda melhor sobre fluxo da consciência, para que dessa forma possa compreender que o gênero não é totalmente incógnito, e que as grandes obras literárias não pertencem apenas à uma elite intelectual.
Dessa forma, você poderá compreender melhor grandes obras de renomados escritores como James Joyce, Virgínia Woolf, Dorothy Richardson, William Faulkner, além de compreender melhor acerca do universo literário.

“Assim, mesmo por meios puramente externos, o fluxo da vida mental na ficção pode ser apresentado e controlado. Vimos que o princípio essencial do movimento da consciência é a lei comum da associação mental, o que foi reconhecido e explorado pelos escritores de fluxo de consciência, que também tomaram artifícios emprestados à técnica cinematográfica e fizeram uso especial da pontuação convencional a fim de apresentar e controlar o fluxo. Mas o fluxo é apenas uma das duas qualidades óbvias da consciência. A outra é sua intimidade; isto é, os aspectos não formulados e incoerentes que fazem com que qualquer consciência isolada seja um enigma para qualquer outra.”

Você, leitor, conhecerá mais a fundo sobre diversos gêneros e técnicas literárias ao ler o livro de Humphrey.

💡Link sobre fluxo de consciência:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/viewFile/1360/1030
https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1657679

Referência bibliográfica:
HUMPHREY, Robert. O Fluxo da Consciência. São Paulo, Ed. Mc ­ Graw-Hill do Brasil Ltda., 1976. Tradução de Gert Meyer.