Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET- Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. E hoje, indicamos o livro “Dimensões comunicativas no ensino de línguas” de José Carlos Paes de Almeida Filho, professor da UnB e atuante da área de linguística aplicada.

O livro de Almeida Filho, publicado pela Pontes Editores, disserta sobre o que contempla o ensino da língua estrangeira e é destinado aos docentes de PLE (português como língua estrangeira). Entretanto, Almeida Filho discute diversos tópicos, como por exemplo, a importância da abordagem no contexto de ensino de língua e a representação política e social que se desenvolve dentro da sala de aula, em que a identidade e cultura é inerente quando se ensina uma determinada língua. Sendo assim, a leitura do livro é significativa tanto para quem ensina língua estrangeira, como, também, para quem ensina o português brasileiro como língua materna, pois no decorrer do livro, podemos observar temas relacionados à metodologia em que, possivelmente, ocorre a aquisição, além de introduzir reflexões sobre língua/linguagem que prospectam nos avanços tecnológicos e na globalização, entre vários outros assuntos que pretendem conscientizar e refletir sobre o papel do professor de língua, como aponta Almeida Filho “[…] uma língua que também constrói o seu aprendiz e em algum momento futuro vai não só ser falada com propósitos autênticos pelo aprendiz mas também ‘falar esse mesmo aprendiz’, revelando índices da sua identidade e das significações próprias do sistema dessa língua-alvo”. Enfim, convidamos vocês a conhecerem esse autor e professor que dialoga, fluidamente, conceitos que correspondem ao ensino de línguas e em como isso funciona na prática.

📌 Biografia: ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 7ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

📌 Todas artes são feitas em @canva