Dica de leitura: “Uma loucura e duas realidades em John Gabriel Borkman, de Henrik Ibsen

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Uma loucura e duas realidades de John Borkman, de Henrik Ibsen”, publicado na edição v. 9 n. 1 (2020): DOSSIÊ ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E SUAS LITERATURAS”, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito pelo autor Vicentonio Regis do Nascimento Silva, Doutor em Letras/Literatura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição na qual defendeu a tese sobre as representações do feminino na obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. É um dos organizadores de “De figura feminina? Os perfis da mulher na obra de Moacyr Scliar” (EDUEL, 2018) e de “Josué Guimarães nas trincheiras femininas” (EDUEL, 2019).

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“Henrik Ibsen é o fundador do drama moderno. Conhecido pela escrita de Casa de bonecas – em que impulsiona a liberdade feminina com a personagem principal saindo da casa da família e enfrentando o mundo externo, que não é apresentado ao leitor/espectador – Ibsen dedica-se a apresentar, em John Gabriel Borkman, duas mulheres afundadas em suas realidades particulares, pessoais e imutáveis em torno da loucura fantasiosa do homem que dá título à peça. Este artigo pretende mostrar como, neste drama, diferentemente de Casa de bonecas, a dualidade feminina da realidade depende exclusivamente da loucura masculina assim como as sombras dependem da vela”.

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1123