Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office e a dica de hoje é o romance “A Intrusa”, de Júlia Lopes de Almeida.
Para quem não conhece, A Intrusa (1908), romance escrito por Júlia Lopes de Almeida, é uma narrativa misteriosa, que gira em torno de uma figura feminina: Alice Galba. A obra aborda, entre outras questões, o lugar da mulher na sociedade e a importância da educação e instrução para a independência feminina. Em um período em que a educação para as mulheres era voltada para formar donas de casa e mães instruídas, a autora mostra a educação como uma forma de possibilitar que a mulher busque sua própria renda e governe sua vida.
O viúvo Argemiro, desejando receber sua filha em casa, divulga, no jornal da cidade, uma vaga para governanta em sua casa. É neste momento que Alice aparece, uma mulher instruída, muito educada e disposta a cuidar da casa e de Glória, filha de Argemiro. Mas quem é essa mulher? De onde ela vem? Por que uma mulher tão nova e instruída aceitaria este emprego?
São questionamentos como esses que circundam a cabeça das personagens do romance. Muito se fala sobre Alice, considerada uma mercenária, interesseira e intrusa. Contudo, ela, mesmo sendo a personagem central, raramente aparece e tem voz na história.
Quem é Alice Galba?
Deixaremos que você descubra ao ler esta obra instigante de Júlia Lopes de Almeida!
Fonte:
XAVIER, Elódia. Júlia Lopes de Almeida: O discurso do outro.

Arte produzida em: www.canva.com.br