Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de pintura

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar conhecimento e entretenimento de qualidade para você nestes dias de home office. Nosso post de hoje traz a célebre pintura “A Noite Estrelada,” de Vicent Van Gogh.

Em 1889, Vicent Van Gogh pintou a célebre “A Noite Estrelada.” Feita utilizando a técnica de óleo sobre tela, mede 73 x 92 cm. Atualmente, encontra-se no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A obra se enquadra no movimento de vanguarda europeu pós-impressionista. Apresenta grande dinamismo nas pinceladas e uma energia fora do comum, que até então era desconhecida.

Van Gogh pintou esta tela quando estava internado no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, como dito, em 1889, após ter cortado a sua própria orelha. Sofria de depressão e de surtos psicóticos. A Noite Estrelada é a vista da cela em que ele dormia, pouco antes do nascer do sol.
Ainda que proibido de fazer suas telas nesse quarto, o pintor utilizava carvão e papel, no qual fazia seus esboços, para, mais tarde, dedicar-se à pintura.
 

🗒Van Gogh, pós-impressionista, foi considerado um dos pioneiros da arte moderna. A Noite Estrelada é considerado um dos seus mais importantes quadros, pois, com pequenas abstrações, tornaram essas matérias indispensáveis ao Modernismo.