Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nesta quarentena? A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem por objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nestes dias de home office.

A dica de hoje é o livro Um teto todo seu, de Virgínia Woolf. O livro é um ensaio que tem como ponto de partida um convite feito para Woolf palestrar sobre mulheres e ficção. A autora cria uma mulher hipotética que reflete sobre mulher e literatura. Quando ela começa a pesquisar sobre o assunto, começa a lidar com as dificuldades do acesso das mulheres à educação, e outras atividades cotidianas comuns aos homens. Com reflexões sobre desigualdade, e sobre o que era aceitável como função para mulheres – gerar e cuidar dos filhos, sem tempo para ganhar seu dinheiro – a autora nos leva a analisar o papel da mulher na sociedade. Para isso, utiliza de diversas artimanhas, inclusive nos convida a imaginar que Shakespeare tivesse uma irmã, igualmente talentosa, que vivia na mesma época em que ele, porém, a irmã nunca teria o talento como o irmão, e que se tentasse, acabaria numa vala, prostituída, antes mesmo de ultrapassar a adolescência.

É uma verdade que as desigualdades sociais e temáticas levantadas na época por Woolf se perpetuam até os dias de hoje, não só na literatura, mas também no mercado em geral.

Que possamos valorizar as mulheres, e principalmente, as mulheres na literatura. E que por meio da leitura desse ensaio de Woolf possamos ponderar sobre termos o nosso dinheiro e nosso teto para não só escrever ficção, mas também para combater a desigualdade predominante até os dias de hoje.

E você? Já leu esse ensaio ou outros livros de Woolf?
Conta para gente sobre suas leituras de autoras mulheres!