Dica de leitura: “Língua e literatura: disputas discursivas nos contextos de formação docente

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Língua e literatura: disputas discursivas nos contextos de formação docente”, publicado na edição v. 9 n. 1 (2020): DOSSIÊ ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E SUAS LITERATURAS”, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito pela autora Elíria Fugazza, Graduada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ (2016). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Professora Assistente do Instituto de Ciências Humanas e Letras e coordenadora da área de Letras Espanhol do PIBID da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“Com base em uma revisão bibliográfica e teórica advinda de estudos em Análise do Discurso (BAKHTIN, 2006; AUTHIER-REVUZ, 2004; MAINGUENEAU, 2013; FOUCAULT, 2014a; SERRANI, 1997) e da teoria dos campos de Bourdieu (1976, 2002), discutimos, neste trabalho, o caráter dialógico e heterogêneo da língua e do discurso, bem como a natureza fragmentada e contraditória dos sujeitos e sentidos. Além disso, almejamos problematizar os movimentos de aproximação e/ou cisão entre as formações discursivas e os campos epistemológicos relacionados aos estudos linguísticos e literários, a partir de Brait (2000) e Fiorin (2008), considerando a história dos processos de separação de ambos os saberes. Concluímos, nesse sentido, apontando tensões e imbricações que correspondem a um movimento simultâneo de reprodução da cisão língua vs. literatura e de diálogo entre esses campos nos contextos de formação docente em língua estrangeira”.

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1125