Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o Repertório em tempos de Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. E a dica de hoje é o livro Por que ler os clássicos?, um livro de crítica literária do autor Italo Calvino.
Calvino nasceu em 15 de outubro de 1923 em Santiago de Las Vegas, Cuba, mas quando menino mudou-se com sua família para a Italia. Foi militante também do Partido Comunista e participou da resistência ao fascismo de Mussolini. Após a Segunda Guerra mudou-se para Turim e retomou seus estudos, formando-se em Letras.
Em sua obra “Por que ler os clássicos?” Calvino traz uma reunião de artigos e ensaios sobre autores clássicos que exerceram influência em suas obras. Dentre eles, estão: Ovidio; Balzac; Gustave Flaubert; Lev Tolstoi; Denis Diderot, entre outros.
A obra é dividida em duas partes. A primeira, apresenta explicações e contextualizações acerca do assunto abordo, já a segunda traz a visão crítica do autor sobre algumas obras clássicas.
Calvino define os livros clássicos como “aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: Estou relendo … e nunca: Estou lendo”.