Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de pintura

📌O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

📌A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office e a dica de hoje é a obra “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci (1452-1519). Na pintura temos a última ceia de Jesus ao lado de apóstolos, momentos antes dele ser crucificado.

📌Esta obra ainda é muito estudada pelos especialistas, pois ela apresenta muitas mensagens subliminares. A obra foi produzia entre 1495 e 1498, o pintor passou três anos se dedicando a pintura, ele utilizou técnicas associadas ao afresco, têmpera e ponto de fuga, que causa profundidade na obra.

📌Jesus está no centro da mesa e em cada lado estão seis de seus apóstolos, totalizando os doze: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (filho de Alfeu) André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes. Na mesa podemos observar que se encontram a água, vinho, laranja, pão e peixe.

📌Porém, podemos notar que o Santo Graal, o cálice sagrado de Jesus, não apareceu na pintura. O retrato também captura o momento em que Jesus aponta para seu traidor (Judas), no rosto dele podemos perceber sua serenidade. Já os apóstolos observamos que há uma certa indignação e desordem, isso fica nítido devido aos gestos e movimentos de cada um deles.

📌Essa técnica de ponto de fuga está muito ligada ao Renascimento. Vale ressaltar que Da Vinci conseguiu revelar todas as reações emocionais e físicas de cada um dos personagens representados.

📌Fonte: https://www.todamateria.com.br/a-ultima-ceia-de-leonardo-da-vinci/