Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de música

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office.

Para hoje, temos como sugestão um clássico da bossa nova: “Samba de Verão”, composta pelos irmãos Marcos Valle e Paulo Sergio Valle. Uma das primeiras pessoas a conhecer a música, Roberto Menescal, disse na Pedra do Arpoador “Vai ser um estouro!” E foi. E é.
.
Marcos Valle queria transmitir um lado esportista de surfista, mesclado com o clima de sensualidade das praias cariocas. A composição foi lançada ainda sem música, só nos anos 60 que teve sua estreia cantada, seguindo-se de várias versões que a tornaram uma das mais gravadas em 1965.
Dois anos depois, a música virou sucesso nos Estados Unidos, sendo gravada por vários autores, como Johnny Mathis, Caterina Valente e Connie Francis, entre outros.
.
Uma versão de Norman Gimbel aparece nos discos como “Summer Samba”, ou como “So Nice”.
Percebemos no clássico a mistura do que é falado e do que é cantado: “Você viu só que amor?”, e a conversa é direcionada ao encontro afetivo “vou dizer que o amor foi feitinho pra dar”.
A conversa acontece com o sujeito, e nós ouvintes, mostrando essa cumplicidade entre o leitor e o ouvinte.
A canção une verão, amizade, amor, e além de encher os dias de sol com mais azul, consegue aquecer nossos corações.
.
Ouça a música na versão em português e em inglês:
Versão em português: https://www.youtube.com/watch?v=asuvs3FxXzQ

Versão em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=EzXbDdxW73M

Referência bibliográfica:

http://qualdelas.com.br/samba-de-verao/

Arte feita em: canva.com