Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET- Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é o livro “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir.

🔍 Sobre a autora:

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris, França, no dia 9 de janeiro de 1908.

Foi também estudante de filosofia na Universidade de Sorbonne. Ali, conheceu Jean Paul-Sartre, parceiro intelectual e com quem teve um relacionamento aberto toda a vida (cerca de 50 anos).

Frequentadora de encontros filosóficos, em 1945, ela, Sartre, Merleau-Ponty e Raymnond Aron fundam a revista “Os Tempos Modernos” (Les Temps Modernes). Com periodicidade mensal, esse veículo foi muito importante para propagação de suas ideias.

Sua paixão pelos livros foi notória desde a juventude. Escreveu diversas obras da qual se destaca um dos maiores clássicos do movimento feminista “O segundo sexo”, publicada em 1949.

Vítima de pneumonia, Simone faleceu com 78 anos no dia 14 de abril de 1986 em sua cidade natal. Ela foi enterrada no Cemitério de Montparnasse, em Paris, ao lado de seu companheiro Jean-Paul Sartre.

🌹“Não se nasce mulher, torna-se mulher”🌹

🔍 Sobre a Obra “O Segundo Sexo”

Nos dois volumes da obra a autora escreve sobre a situação das mulheres, abrangendo diversos aspectos: biologia, psicanálise, história, desenvolvimento psicossocial, mitologia, entre outros.

📝Resenha: https://blogueirasfeministas.com/…/os-70-anos-de-o…/📍Edição de imagem: canva.com