Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. Hoje trazemos a indicação do livro teórico “Análise de textos fundamentos e práticas”, escrito pela autora Irandé Antunes, publicado pela Editora Parábola.

O livro começa relatando sobre o contexto pedagógico de interpretação de textos, relatando que ainda há muitos exercícios que são focados nos conteúdos gramaticais, ou seja, não há um foco maior em se ensinar aos alunos a compreensão do texto, a mensagem em que ele traz, desse modo, o pensamento crítico do aluno fica prejudicado. Nos próximos capítulos, teremos a definição de textualidade e texto, mostrando suas principais características, em seguida a autora traz respostas sobre o porquê de se analisar um texto, que elementos devemos nos atentar, as finalidades de se analisar um texto, quais textos analisar, etc.

O livro também traz exemplos de textos com análises comentadas, o que facilita o entendimento dos conteúdos apresentados por ela ao longo dos capítulos, desse modo, iremos conseguir compreender a progressão do tema, o propósito comunicativo, o gênero do texto, a relevância informativa, a intertextualidade e observações sobre a gramática empregada. Antunes também fará uma reflexão sobre os recursos dos nexos textuais, mostrando que é muito comum a ocorrência deles nos textos.

O livro será muito importante para àqueles profissionais de Letras que buscam apreender mais sobre como se analisar um texto, que elementos devemos observar, a autora utiliza uma linguagem acessível, sendo possível compreender os conceitos abordados ao longo da obra, além disso, com o auxílio dos exemplos é possível ter uma visão mais ampla sobre a análise de texto.

*arte feita no canva