Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é do livro “Orlando” de Virginia Woolf, de 1928. O livro, considerado uma carta de amor, é uma homenagem a Vita Sackville-West, amor de Woolf. A personagem principal, a qual nomeia o romance, percorre por conflitos relacionados à questão de gênero. A mesma passa por uma transformação, deixando de ser homem e transformando-se em mulher. Virginia Woolf questionou as diferenças entre homens e mulheres há mais de noventa anos. Esse assunto ainda necessita ser debatido e discutido na atualidade, pois a desigualdade entre gêneros é uma construção social patriarcal enraizada na comunidade como um todo.

Por meio da escrita de Orlando, Woolf transforma a personagem principal em um ser humano com múltiplas identidades de gênero, com várias vidas, com a percepção dos papéis entre homens e mulheres, e com o descobrimento de que o indivíduo não necessita ser homem ou mulher para ter a identidade que deseja ter, remetendo à ideia principal de gênero como fenômeno social, que tem sido defendida atualmente.

Essa transformação ultrapassa questões biológicas, abrangendo questões psicológicas e sociais, fazendo com que seja possível compreender a construção social de gêneros, e mostra como Woolf foi revolucionária considerando o ano em que sua obra foi escrita. E você, já leu Orlando?