Dica de leitura: “Abordagem historiográfica da história da Península Ibérica medieval e da influência cultural árabe no Brasil”

A dica de leitura de hoje é o artigo “Abordagem historiográfica da história da  Península Ibérica Medieval e da influência cultural árabe no Brasil”, publicado na edição v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito por Elenice Maria Caixeta, Mestre em História Ibérica pelo Programa de Pós-Graduação em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Atualmente é professora de Educação Básica pela SEMED- Patos de Minas e pela SRE-MG.

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“Este trabalho objetiva fazer uma revisão bibliográfica acerca da relação cultural entre árabes e cristãos na Península Ibérica Medieval, bem como observar como alguns autores tratam da vinda de uma influência cultural árabe para o Brasil através do processo de colonização. Como forma de compreender as relações culturais na Península Ibérica medieval observamos a questão de alteridade e (in)tolerância nas relações entre os povos. Os resultados mostraram que a convivência entre diferentes culturas na Península Ibérica medieval e no Brasil não foi sinônimo de igualdade, ao contrário, é a da distinção, do reconhecimento à diferença”.

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1086