Dica de leitura: “Discurso, gênero literário e histórico: a propósito do imperador Cláudio e de Tácito”

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Discurso, gênero literário e histórico: a propósito do imperador Cláudio e de Tácito”, publicado na edição v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito por Pedro Paulo Funari e Paulo Pires Duprat. Paulo Pires Duprat é Doutorando em História pela Unicamp (2016), atualmente, é servidor público federal em exercício como bibliotecário da FAU/UFRJ desde 2005. Possui Graduação em Biblioteconomia na UFF (2000); Graduação em História na UFF (2012); Mestrado em História Comparada na UFRJ/PPGHC, sob orientação de Pedro Paulo A. Funari, desde 2016.

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho: 

“A solução de qualquer problemática envolve o cruzamento de informações advindas de diversas ciências, embora a especialização crescente das disciplinas acadêmicas tenda a subestimar seu caráter inextricável. Nosso artigo pretende destacar o aspecto inter- e transdisciplinar da pesquisa acadêmica, oferecendo um estudo de caso que relaciona Letras, Estudos Literários, História e Arqueologia. Vamos contrastar um discurso proferido pelo imperador Cláudio no Senado Romano (48 d.C.) com a sua versão transcrita, elaborada por Tácito em “Anais”, perfazendo a tradução integral da inscrição latina sob um viés capaz de transcender as barreiras disciplinares”.

Acesse o site da revista e faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1053