Dica de leitura: “As cantigas de Santa Maria de Afonso, El Sábio”

A dica de leitura de hoje é o artigo: “As cantigas de Santa Maria de Afonso, El Sábio”, publicado na edição v. 9 n. 1 (2020): DOSSIÊ ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E SUAS LITERATURAS”, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito pelas autoras Lidiana Ferreira Gouvêa e Kátia Aparecida da Silva Oliveira.

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

O trabalho que se apresenta tem como objetivo analisar a cantiga X das Cantigas de Santa Maria, atribuídas ao rei castelhano Don Alfonso X, conhecido como O Sábio. Para tanto, será feito um estudo prévio sobre o período medieval em que o rei vivia, meados do século XIII, considerando o período erudito de Don Alfonso X, sua religiosidade e suas escrituras literárias. A análise da cantiga X, extensamente conhecida pelo refrão: rosas das rosas/fror das frores, dona das donas/ sennor das sennores, buscará reconhecer a forma como se constrói o conceito simbólico de mulher no universo do ocidente medieval, partindo, especialmente de uma mulher considerada divina no contexto da religião católica. Considera-se que, no poema, Maria é tomada como um símbolo do feminino e um modelo de conduta, tanto para a religião como para o âmbito social. O presente trabalho também vai abordar uma análise da tradição poética trovadoresca e sua relação com a lírica das cantigas marianas de Alfonso X.  

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1132