Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de música

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena? 😁

A série “Ampliando o Repertório na Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. E a dica de hoje apresenta um dos maiores sucessos da música popular brasileira e do mundo afora: Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A canção foi composta em 1962 e é a segunda música mais executada da história. Segundo o grupo Universal, que administra a comercialização da música, ela fica atrás apenas de Yesterday, dos Beatles, lançada em 1965.

Em 2012 a música completou 50 anos, mas continua embalando gerações com seu ritmo e melodia marcante. Ela já foi regravada por diversos artistas dos mais diferenciados segmentos de música, como Frank Sinatra, Stevie Wonder, Amy Winehouse, Cher, Madonna, Adam Levine, entre outros.

A história de como surgiu a canção Garota de Ipanema é de conhecimento de todos, Vinicius e Tom tomavam um chope num bar quando viram Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto (Helô Pinheiro), na época uma adolescente de 17 anos, caminhando pelas ruas de Ipanema – bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, que a música deixou internacionalmente famosa. Foi inspiração à primeira vista e, assim, nasceu uma das músicas brasileiras mais conhecidas mundialmente.
No livro A canção no tempo – Vol. 2, os autores Zuza Homem de Mello e Jairo Severiano contam que a intenção era que a música fosse tema de uma comédia, para um projeto do Poetinha, que não vingou. O primeiro nome da canção também não foi utilizado: A Menina Que Passa.

A cantora Astrud Gilberto, esposa de João Gilberto, deu voz à versão em inglês em 1964. Com arranjos do consagrado Stan Getz, a música estourou nos Estados Unidos e e encantou o mais importante cantor da América, Frank Sinatra, o que tornou a música ainda mais conhecida. Estima-se que a música já foi gravada em 170 versões diferentes, e continua a ser regravada por grandes nomes até hoje.

E você? Conhecia a história da música? Ou já saiu cantarolando-a por aí?

Design da imagem: canva.com