Ampliando o Repertório em tempos de Quarentena: Dica de Filme

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?
A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office.
Vida agitada, muitas tarefas a serem cumpridas. Em busca de disposição para tarefas ininterruptas, foco máximo no trabalho, bom desempenho em provas e nos estudos, as pessoas estão recorrendo sem restrições ao uso de drogas estimulantes. Take Your Pills (2018), documentário disponível e produzido pela Netflix, dirigido por Alison Klayman, aborda questões relacionadas ao uso crescente de drogas que proporcionam rendimento constante nas atividades. Tais drogas têm incentivado pessoas a conquistar performances invejáveis nos estudos, esportes, bem como na sociedade em geral.
A princípio, somos apresentados às histórias de estudantes americanos que desejam um bom desempenho acadêmico. Entrementes, recorrem ao Adderall, um crack “universitário,” que tem sido a febre do momento. O fato é que esse medicamento é de uso controlado e deve ser prescrito apenas às pessoas com TDAH – Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Além de estudantes, também vemos casos de atletas e profissionais do meio corporativo.
O documentário também aborda casos de quem sofre realmente com TDAH, e como a medicação os ajuda, promovendo calma e foco no dia a dia. Por isso, alguns questionamentos surgem: “Até que ponto o Adderall tem sido realmente necessário?” “Para quem ele é realmente indispensável?” Take Your Pills apenas apresenta os fatos e deixa que o espectador tire suas próprias conclusões. O documentário passa mais do metade do tempo falando sobre os “benefícios” da medicação, fato que pode convencer muitos a usarem. O objetivo principal, entretanto, é apenas apresentar o tema, suscitando reflexões acerca de uma sociedade cada vez mais competitiva, que nos leva ao desgate emocional e nos impossibilita de um limite enquanto ser humano. Para tanto, o uso de drogas é recorrente: para não falhar, não chorar e não sentir. Pode-se dizer que o documentário apela para a aceitação dos próprios limites.

Fonte: http://www.artecines.com.br/take-your-pills-critica-netflix/

Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=X6Xebo1pngM