Dica de leitura: “O não verbal na leitura de memes no ensino-aprendizagem de espanhol como língua adicional”

A dica de leitura de hoje é o artigo: “O não verbal na leitura de memes no ensino-aprendizagem de espanhol como língua adicional”, publicado na edição v. 9 n. 1 (2020): DOSSIÊ ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E SUAS LITERATURAS”, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito pela autora Andrea Galvão de Carvalho, Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“Este artigo visa discutir a leitura de memes no ensino-aprendizagem de espanhol como língua adicional com foco no discurso não verbal. Nosso objetivo é pensar possibilidades de explorar o gênero digital meme em atividades de compreensão leitora. Como aporte teórico temos a Análise do Discurso (AD) com base nos estudos de Orlandi (2009, 2012) e Pecheux (2010, 2006) e para discutir o não verbal Souza (2001, 2011, 2018) e Courtine (2013). Para analisar o gênero meme nos baseamos nas autoras Lara (2017, 2020) e Candido; Gomes (2015). Nosso estudo nos permite entender o meme como um gênero que possibilita atividades de leitura diversificadas, críticas e, ao mesmo tempo, lúdicas”. 

Acesse o site da revista faça o download do PDF:https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1133