Dica de leitura: “Representação do imperador Adriano na biografia antiga e na numismática romana”

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Representação do imperador Adriano na biografia antiga e na numismática romana”, publicado na edição v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito por Claudio Carlan, Mestre e Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Atualmente, é professor de História Antiga e do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas.

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“Ao propor uma reflexão acerca das fontes históricas concernentes a Adriano, imperador romano entre 117 e 138 d.C., o presente artigo avalia, por um lado, os méritos e limites da documentação textual antiga (sobretudo a de caráter biográfico) sobre este personagem. Nesta empreitada, evidencia-se a parcialidade discursiva subjacente às obras produzidas pelas elites senatoriais. Por outro lado, destacamos a importância histórica das moedas emitidas sob o governo de Adriano como forma de contrabalancear as representações advindas do meio senatorial. Constata-se, enfim, a importância do cotejo entre as fontes históricas textuais e materiais para uma melhor compreensão das sociedades antigas”.

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1054