Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office e a dica de hoje é o livro “Como água para chocolate” da escritora Laura Esquivel, publicado em 1989.

É na cozinha que Tita, a protagonista, passa a maior parte do tempo. Sua vida está relacionada aos pratos que afetuosamente prepara. Este romance narra a história de Tita desde o seu nascimento em um rancho no norte do México, com destaque para sua juventude, o amor por Pedro, e a missão de cuidar da dominadora Mãe Elena. O tempero combina a revolução mexicana no início do século XX com o realismo fantástico marcante na literatura latino-americana. Uma obra para ser apreciada em todos os sentidos.

Existe também uma adptação da obra para filme, produzida em 1992 pelo diretor Afonso Arau, com roteiro escrito pela própria autora, fazendo com que o filme seja um retrato fiel à obra escrita.

Fontes: Esquivel, Laura, 1950- Como água para chocolate [recurso eletrônico] / Laura Esquivel; tradução Monica Maia. – 1. ed. – Rio de Janeiro: BestBolso, 2015. recurso digital

http://50anosdefilmes.com.br/2018/como-agua-para-chocolate/