O PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas de formação que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

O PET – Conexões de Saberes – LETRAS da UNIFAL-MG foi  criado em 2010 sob a tutoria da Professora Rosângela Rodrigues Borges e conta com a participação de doze bolsistas de todas as modalidades e habilitações do curso de Letras.

O Curso de Letras objetiva formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos estudos lingüísticos e literários, compreendendo sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

A partir dessa consideração o PET – Conexões de Saberes – Letras objetiva dinamizar a formação acadêmica e política para os graduandos de origem popular, consolidando um modelo de ensino/formação, pautado na atuação interdisciplinar e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O Conexões de Saberes contribuindo com esses objetivos oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos e, a partir disso, intervir em seu território de origem. Além disso, o programa possibilita o monitoramento e a avaliação, pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares.

Todas as atividades são desenvolvidas coletivamente e buscam promover a interlocução dos saberes, incentivando os petianos a trabalharem em equipe e a atuarem em diferentes campos de sua formação, além promoverem o chamado “protagonismo juvenil”. Tais atitudes proporcionam que o petiano de Letras tenha uma compreensão integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo.

Fontes:

Institucional:

Projeto atual PET Conexões de Saberes – Letras: