Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nestes dias de home office. Desta vez, temos como indicação o livro “Dicionário da Mitologia Latina” escrito por Tassilo Orpheu Spalding.

O conhecimento da mitologia latina é, pois, indispensável a quantos se interessem pela antiguidade romana, por sua rica literatura e por sua cultura em geral, à qual tanto deve a civilização do Ocidente. Daí a utilidade deste dicionário que, nas palavras de seu autor (professor universitário, emérito latinista e tradutor de autores clássicos) “representa uma tentativa ousada e inédita”, já que não existe “um bom Dicionário da Mitologia Latina em separado”.

Elaborada com base em conhecimento direto dos autores latinos e dos mais categorizados estudiosos da matéria, a presente obra se destina, não obstante, “ao leitor comum, que deseja, antes de tudo, informações precisas e seguras”. A tal leitor, bem como ao estudante e ao professor de Letras Clássicas, ela oferece, além de dois capítulos preliminares sobre as características gerais da mitologia latina e sobre os mitos da Cidade, e de um apêndice dedicado a augúrios, dia aniversário, fastos, sortes, etc. — um elenco de verbetes concisos sobre todos os mitos e divindades maiores e menores do panteão romano
Quer saber se conhece a mitologia latina? Corre nos stories que vamos ter um quiz logo mais.