Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de filme

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o Repertório em tempos de Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. E a dica de hoje é o filme: A Trincheira Infinita, um drama histórico espanhol.

Baseado em fatos reais, ‘‘La Trinchera Infinita (titulo original)’’ conta a história de Higinio, um Topo¹ (toupeira). A trama é ambientada em julho de 1936, quando Higinio se tranca em sua casa por 33 anos. Muito bem encenada por Bélen Cuesta (Rosa), e Antonio de la Torre (Higinio), os diretores Aitor Arregi, Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, conseguem retratar em sua obra crível, a apreensão, medo e angústia que os republicanos viveram durante anos de enclausuramento na Guerra Civil. ‘’La Trinchera Infinita’’ é um filme para aqueles que desejam imaginar e compreender como era a vida de uma sociedade durante o regime franquista. Com excelente enredo e elenco, o filme pode ser encontrado na provedora de filmes e séries, Netflix, com o título: A Trincheira Infinita.

¹ Topo: nome como eram conhecidos homens e mulheres que, durante a Guerra Civil e no período de pós-guerra, tiveram que se esconder por anos para evitar represálias.

Ano de produção: 2019.
Estreia no Brasil: 25 de fevereiro de 2020. *Dicas:*
*Vídeo:* Veja aqui o depoimento do senhor Protasio, um topeiro que ficou escondido por 38 anos: https://www.youtube.com/watch?v=Dqkctns2bVM&feature=youtu.be *Leitura:* ‘’Los topos’’, de Jesús torbado e Manuel leguineche.

Fonte: https://www.espinof.com/categoria/criticas