Dica de leitura: “Duas pioneiras no estudo da antiguidade no Brasil”

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Duas pioneiras no estudo da antiguidade no Brasil”, publicado na edição v. 9 n. 1 (2020): DOSSIÊ ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E SUAS LITERATURAS”, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito pelo autores Filipe N. Silva, Pedro Paulo A. Funari e Elaine Cristina Prado dos Santos.

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

Apresentamos, neste artigo, a trajetória intelectual de duas classicistas brasileiras do século XX. Após propormos uma reconstituição histórica sobre a formação das instituições de Ensino Superior no território brasileiro, destacamos a formação das professoras Ingeborg Braren e Maria da Glória Alves Portal na Universidade de São Paulo. Objetiva-se, por um lado, tornar patente o pioneirismo de sua contribuição intelectual de ambas as docentes para o ensino e pesquisa sobre a Antiguidade Clássica no Brasil. Por outro lado, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão do papel de protagonismo das mulheres no desenvolvimento da ciência do país, em geral, e dos estudos clássicos, em particular.

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1139