Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de filme
O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?
A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. O EncicloPET de hoje traz a dica do filme “Moonlight sob a luz”, datado de 2016. O filme contém uma narrativa viva e fotografia sensível, foi ganhador de melhor filme do Oscar 2017.
O filme irá contar a vida do garoto negro e gay Chiron em três fases de sua vida. Ele cresce em uma comunidade no subúrdio de Miami, marcada pela pobreza, violência e tráfico de drogas. Em meio às ameaças de outros garotos e à negligência de uma mãe viciada, Chiron encontra no traficante Juan a irmã paterna com quem irá compartilhar seus momentos. Na adolescência, ele ainda permanece sendo alvo de bullying de seus colegas de escola, enquanto descobre a sua (homo) sexualidade e tenta lidar com essa nova etapa de sua vida.
Já na terceira fase de sua vida, iremos acompanhar sua trajetória adulta tentando se adaptar ao mundo bruto em que vive. O filme aborda muito bem várias questões sociais ainda presentes em nosso dia-a-dia, iremos acompanhar a jornada de Chiron e observar cada dificuldade que ele terá que enfrentar.
A diferença do filme é que ele traz algo nunca retratado na dramaturgia, que é a sexualidade do homem negro e gay. Temos agora no cinema uma obra que representa a população negra e LBGT, que aborda seus afetos e suas vivências sociais, sendo uma narrativa que irá fazer os espectadores se emocionar.
Fonte:
https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/filme-moonlight-e-dica-para-debater-sexualidade-e-identidade/
*arte feita no canva