Dica de leitura: “Literatura e cinema: proposta de uma leitura dialógica intertextual comparativa de Dom Quixote e Sancho Pança com imagens

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Literatura e cinema: proposta de uma leitura dialógica intertextual comparativa de Dom Quixote e Sancho Pinça com imagens” , publicado na edição v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito por Italo Oscar Riccardi Léon, Doutor em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente, é professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“No âmbito das relações dialógicas comparativas intertextuais que permeiam as interfaces entre a literatura e o cinema, surgiu o interesse por estudar as figuras/personagens de Dom Quixotee Sancho Pança como imagens emblemáticas da obra clássica hispânica O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes, publicada no século XVII, e também na versão fílmica Dom Quixote do cineasta russo Gregory Kozintsev, produzida nos anos cinquenta, tendo como finalidade principal a indagação de um olhar comparativo intertextual que as possa ressignificar ao revisitá-las enquanto leitura de imagens (PALMA, 2004; STAM, 2008 e BAULER, 2013). A proposta deste artigo discorre sobre as aproximações da literatura e do cinema enquanto configurações de linguagem artística e, logo após, objetiva examinar e conceituar a imagem como representação visual e forma portadora de pensamento (SANTAELLA 1992/1993; PAZ, 2003 e SAMAIN, 2012) para analisar, posteriormente, algumas imagens significativas de dom Quixote e Sancho Pança portadoras de um protagonismo ambivalente que cativa até hoje (NABOKOV, 2009; VARGAS LLOSA, 2010; BORGES, 2011), cujas perspectivas de análise, entre alguns dos autores abordados, enfatizam a necessidade de outro olhar contemporâneo na interpretação ou na abordagem de leitura das imagens de obras artísticas que se inserem nas proposições teóricas e dialógicas comparativas intertextuais da literatura e outras artes ou de outros sistemas semióticos.”

Acesse o site da revista e faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1108