Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de filme

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office.
A dica de hoje é o filme “Colette”, protagonizado por ninguém mais, ninguém menos que Keira Knightley. Como o próprio nome sugere, o longa trata da vida de Sidonie Gabrielle Colette (1873-1954), uma grande escritora francesa.
Diferente de uma cinebiografia tradicional, o filme não propõe mostrar toda a vida de Colette, mas sim apresentar os desafios que a escritora enfrentou para alcançar sua independência como uma escritora e artista no século XX.
Forçada a escrever para seu marido – um editor que ganhava a vida publicando obras de outras pessoas em seu nome -, Colette passa a notar a grande influência de suas obras na vida das mulheres daquela época, o que a faz lutar pelo seu reconhecimento como escritora.
Além de exaltar Colette como uma escritora renomada e uma mulher de espírito livre, o filme tem muito a nos oferecer ao abordar questões de gênero, sexualidade e liberdade feminina.

🍀 Edição de imagem: www.canva.com