Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office.
“Perto do coração selvagem,” de Clarice Lispector, é a dica que temos para hoje. Romance de estréia de Clarice Lispector, a narrativa é concentrada na experiência interior e na introspecção, reorientando os caminhos da escrita ficcional a partir do momento em que se inaugura um diálogo constante com o mundo. Joana, personagem a partir da qual gravita o enredo, destaca-se por sua aguçada percepção invulgar de tudo que a cerca. Órfã, de mãe e de pai, é tida como vocacionada para o mal que destila veneno e ironia. Atingindo o leitor como uma seta no centro do alvo, seu movimento em direção a si própria faz surgir questionamentos e inquietações, onde queima o impulso pela vida.
Clarice, nesse livro, investe na narração e não na matéria narrada; pois são as impressões e as digressões que importam à narrativa e à personagem.

Essa “autobiografia não planejada,” impossível de não ser vislumbrada ao longo da narrativa, é um convite a penetrar-se nessa atmosfera mágica onde a complexidade interior revela-se como um desejo de conexões infinitas, ressaltando o papel da valorização das diferenças e do enfrentamento às adversidades, por meio de uma víbora que nos habita:
“Nada impedirá meu caminho até a morte-sem-medo, de qualquer luta ou descanso me levantarei forte e bela como um cavalo novo…”

💡Fonte:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25600/14935

💡Para mais informações em relação a críticas, segue texto de Eloésio Paulo:
https://www.revistapessoa.com/artigo/2049/perto-do-coracao-selvagem

 

Perto do Coração Selvagem – Clarice Lispector