Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nestes dias de home office. Hoje, trazemos como indicação a obra “História concisa da Literatura Brasileira”, de Alfredo Bosi, um manual histórico de Literatura Brasileira.

A obra foi escrita num período de efervescência em relação aos estudos da linguagem e de amadurecimento da pesquisa científica no campo das Letras.
Trata-se de um manual de literatura, dividido em oito partes cujas correntes literárias contemplam: a Condição Colonial, o Barroco, a Arcádia, o Romantismo, o Realismo, o Pré-modernismo, o Modernismo e as Tendências Contemporâneas. Ao longo da leitura da obra, nos são apresentados autores, textos e outras informações relevantes que nos fazem compreender, ainda que de forma sucinta, as correntes literárias presentes – historicamente presentes – no Brasil.
Em linhas gerais, História Concisa da Literatura Brasileira busca descrever o contexto histórico no qual as correntes literárias se encontram, bem como o desenvolvimento dessas correntes no Brasil. Além disso, no decorrer da obra, temos a apresentação de correlações presentes entre cultura, sociedade, política, história e produção literária.
Sem dúvidas, a obra torna-se indispensável a quaisquer estudantes ou profissionais de Letras.

Alfredo Bosi infelizmente nos deixou em 7 de abril de 2021, aos 84 anos, vítima da Covid-19. Este EncicloPET é também uma breve e modesta homenagem à rica produção intelectual deste admirável acadêmico, crítico literário e incansável militante das causas sociais dos oprimidos.

Arte produzida em:
canva.com