Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O Enciclopet de hoje apresenta a obra Jude, obscuro de Thomas Hardy. Alguém já ouviu falar? ⛪

✏- Thomas Hardy foi escritor britânico na Inglaterra Vitoriana ( 1837-1901) se destacou por suas ideias vanguardistas, produzia obras mais trágicas se embasando pensamentos pessimistas e nas desilusões. Vivendo uma vida simples, antes de ser escritor foi restaurador de igrejas, e sua vida foi dura no período em que se vivia, e podemos essas questões claramente retratadas em suas obras.
📚 Em Jude, o obscuro, vai narrar a história de um rapaz muito dócil e fragil, e incomum e que sonha com um mundo diferente do seu, no início da obra, ainda menino, Jude cria um laço de amizade com o professor, mas ele precisa ir embora, e deixa Jude. Seu desejo de conhecer um novo mundo, o fez forma autodidata um rapaz culto e erudito.Assim, com a idade adulta chegando, decide partir para cidade dos sonhos (Christminster – cidade universitária fictícia inspirada em Oxford)para estudar e recontrar com o seu amigo e professor. No decorrer da obra até realizar esse sonho, Jude vai passar por inúmeras dificuldades, entre casamentos e desilusões.
⛪ Os temas sociais e históricos muitos presentes na Era Vitoriana são: Classes sociais, Família, casamentos e papeis de gêneros e a religião. Vocês irão notar que esses temas foram muito bem desenvolvidos na história de Jude o que torna de fato uma obra muito envolvente e inesperada.
Ao buscar pela obra você consegue encontrar várias edições, porém é pouco conhecida no Brasil. Vale a pena a leitura.