Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de música

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. Para hoje, temos a sugestão da música “O dia em que a Terra parou” de autoria de Raul Seixas em parceria com o compositor Cláudio Roberto.

Raul Seixas prova ser um artista atemporal tendo sua música “O dia em que a Terra parou” fazendo sucesso 43 anos depois. A música de 1977 voltou às paradas devido ao momento de pandemia que estamos passando. Nela fala-se de um dia que ninguém mais saiu de sua casa.

Em tempos de quarentena, a música ganha certos ares de profecia, e deixa seus ouvintes chocados. Afinal, estaria Raul prevendo o que aconteceria no ano de 2020?

A música na verdade tem como inspiração o filme de ficção científica “O dia em que a Terra parou” de 1951 que conta a história de um extraterrestre que veio ao planeta Terra trazer uma mensagem de paz, por conta disso o ET fez com que tudo na Terra parasse de funcionar, exceto serviços essenciais à vida – o que coincide com o momento que estamos passando também.

Já na música, Raul mostra que as pessoas deixam de fazer suas atividades cotidianas.

A música foi escrita durante a ditadura, o que é possível perceber pelo leve tom de crítica ao regime.

Vale salientar que atualmente quase um bilhão de pessoas estão em quarentena ao longo do mundo. O acesso à música de Raul triplicou no youtube e em redes sociais.

E você? O que acha sobre essa coincidência? Acha que Raul Seixas um dia imaginou que sua música estaria totalmente atual 43 anos depois?

Ouça a música pelo o link: https://www.youtube.com/watch?v=yYtx_QnSRaQ
E conheça melhor a letra: https://www.vagalume.com.br/raul-seixas/o-dia-em-que-a-terra-parou.html