Ampliando o repertório em tempos de quarentena: Dica de pintura

🔈🔈 O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena? A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é a pintura “Judite decapitando Holofernes”, de Artemisia Gentileschi.
Datada do século XVII, a pintura de Artemisia foi inspirada na narrativa bíblica de Judite e Holofernes. Judite, ao se deparar com a invasão de sua cidade por Holofernes, oferece um jantar para o general e, em seu momento de embriaguez, aproveita para decaptá-lo. O quadro de Artemisa apresenta o exato momento em que Holofernes acorda assustado com a espada de Artemisia. Além disso, o contraste das cores evidenciam influências de Caravaggio.
Além de ser considerada um símbolo do triunfo da mulher sob a figura masculina, alguns especialistas consideram a obra uma resposta de Artemisia em relação à violência sexual que sofreu ainda jovem.
Vale ressaltar ainda que Artemisia não inovou somente por pintar mulheres bíblicas ou mitológicas, mas também por realizar suas obras a partir da perspectiva feminina. Diante de tanto talento e expressividade, a pintora foi a primeira mulher aceita na Academia de Belas Artes de Florença.
🔈 Design feito em: www.canva.com

🔈 Fontes: