Dica de leitura: O feminismo negro em Purple Hibiscus, de Chimamanda Ngozi Adichie

A dica de leitura de hoje é o artigo: ” O feminismo negro em Purple Hibiscus, de Chimamanda Ngozi Adichie”, publicado na edição v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito pela autora Sanmanth do Nascimento Araújo, graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Estadual do Piauí.

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“Assim como em outras obras de Chimamanda Ngozi Adichie, Purple Hibiscus é um romance que possibilita trazer à tona diversas discussões acerca do tema da ancestralidade, do sujeito colonizado, da negritude e do papel da mulher na sociedade africana. Percebendo que o feminismo é um aspecto muito presente na obra da escritora, busca-se neste trabalho mostrar a complexidade identitária das personagens citadas sob a ótica do feminismo negro, tendo como objetivo principal apresentar de que forma as personagens do romance não foram reduzidas a estereótipos maniqueístas, representação tão presente na literatura ocidental”.

Acesse o site da revista e faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/901