Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de álbum musical

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é o álbum “Várias Queixas”, do trio Os Gilsons.

O trio formado em 2018 tem como integrantes José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil, respectivamente. O grupo é a terceira geração de músicos da família Gil, um dos nomes mais marcantes da Música Popular Brasileira.

O projeto do álbum surgiu de uma apresentação ao vivo, para a qual José foi convidado para tocar e acabou levando junto com ele seus dois sobrinhos. Desta apresentação, algumas ideias de composição foram surgindo e uma delas foi a música “Love Love”, que faz parte do primeiro álbum do trio. O álbum “Várias Queixas” foi lançado em novembro de 2019 e traz cinco faixas, sendo três delas inéditas e traz também uma regravação do grupo Olodum, que é a música que dá título ao projeto.

O Ep. tem uma forte influência da cultura afro-brasileira nos instrumentos de percussão: “Crescemos sob a influência dos ritmos afro-baianos, o ijexá, o afoxé, o axé, o forró, o baião, e os instrumentos percussivos, o atabaque, e o violão tocado com as levadas ligadas às claves dos instrumentos percussivos. É uma influência muito grande e muito natural para nós”, explicou Francisco em entrevista à Rolling Stone Brasil.

“Em tempos de crise – seja política, econômica, de saúde e outras – a arte é refúgio e consolo. Assim também funciona com a música nacional, por exemplo, que é uma peça central para acalanto e identificação. É por isso que você deveria conhecer Gilsons.” – Rolling Stone Brasil

Fonte: https://rollingstone.uol.com.br/noticia/filho-e-netos-de-gilberto-gil-como-gilsons-se-tornou-acalanto-em-tempos-de-crise-politica-e-de-saude/

#mpb #musica #music #homeoffice #quarentena #universidade #dicas