Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de filme

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o Repertório em tempos de Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. E hoje indicamos o filme sul-coreano “Parasita”, ganhador de quatro prêmios no Oscar de 2020, dirigido por Bong Joon-Ho.

O filme de 2019 nos conduz, de maneira descontraída, detalhada e com um toque de humor ácido, para um desfecho cheio de suspense e revelações. “Parasita” consta com acontecimentos do cotidiano, focalizando duas famílias de Seul, uma que vive numa mansão no alto das montanhas, e outra, que sobrevive num porão pequeno e sujo, uma possível definição de rico e pobre, um contraste, que discorre sobre a desigualdade social presente na vida dos protagonistas.

A família suburbana consegue sua grande chance de mudar de vida quando um amigo de Ki-woo (o filho) indica uma vaga de emprego na casa da requisitada família Park, e, após ganhar confiança de seus patrões, ajuda sua família se infiltrar na casa astuciosamente, cada um com sua devida função e prestação de serviço. No decorrer, a narrativa cômica é encaminhada para um teor de tragédia, uma reviravolta é instalada, e o epílogo, para essa envolvente divergência de classes econômica-sociais exposta no filme, consolida-se numa violência brutal.

Assim, deixamos você com esse desafio: conhecer essa obra cinematográfica que entrou para a história por ser o primeiro filme até hoje que não inclui a língua inglesa como idioma original a ganhar a estatueta mais importante do Oscar, a de “Melhor Filme”.

Fonte:https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/parasita-filme-sul-coreano-e-considerado-um-dos-melhores-do-ano-e-promete-para-oscar-2020

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4Ac7OI27DTQ