Ampliando o repertório em tempos de quarentena: Dica de filme
O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena? A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é do filme “Três Verões”.
.
“O papel que eu tenho atualmente é ser ponte entre pessoas que pensem diferente, de classes sociais diferentes, entre patroas e empregadas”, diz Casé.
.
Entenda o enredo:
A cada verão, entre Natal e Ano Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira mar. Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona? Através do olhar de uma caseira e de um velho patriarca, ambos vítimas do sonho neoliberal, vemos um retrato do Brasil contemporâneo, imediatamente antes de 2018.
.
O que diz a diretora?
No momento em que o cinema brasileiro pôr na balança o que aconteceu com o setor durante a pandemia, a diretora Sandra Kogut acredita que o seu mais recente filme, “Três Verões”, despontará como um caso emblemático. A produção estrelada por Regina Casé estava para ser lançada nas salas de exibição em 19 de março, justamente na semana em que a cultura no país entrou em estado de suspensão.
“Estávamos na boca de estrear. Seis dias antes tivemos que suspender tudo”, registra Sandra. Curiosamente, o filme acompanhou, ao mesmo tempo, o baque ocorrido na cultura europeia, por onde o coronavirus passou primeiro. “Ele já tinha sido exibido na França e, quando as salas reabriram, voltou em cartaz num circuito ainda maior”, assinala.
.
Fontes:
https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/tr%C3%AAs-ver%C3%B5es-filme-com-regina-cas%C3%A9-%C3%A9-emblema-do-cinema-brasileiro-durante-a-pandemia-1.802369
https://www.itaucinemas.com.br/filme/tres-veroes
https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2020/09/04/tres-veroes-regina-case-une-esquenta-e-operacao-lava-jato-em-novo-filme-de-sandra-kogut.ghtml