Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o Repertório na Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. E a dica de hoje é o livro “A História da Arte”, obra de Ernst Hans Josef Gombrich, um dos mais célebres teóricos e historiadores do tema.

A historia da Arte, é um dos mais famosos e populares livros sobre arte já publicados. Durante 45 anos permaneceu incomparável como uma introdução a todo o assunto, desde as mais antigas pinturas em cavernas, à arte experimental de hoje. Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram no Professor Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimento e a sabedoria a um talento excepcional para comunicar seu profundo amor pelas obras de Arte que descreve.

A obra deve sua duradoura popularidade à objetividade e simplicidade do texto, sem falar na habilidade do autor para apresentar uma narrativa fluente. Ele descreve seu objetivo como sendo o de trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos, que preenchem as páginas com as obras mais ambiciosas. Usa a sua percepção da Psicologia das Artes Visuais para nos fazer ver a história da Arte como uma teia contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro.
Gombrich faz excelentes escolhas, tanto das obras de Artes, como na estrutura de seu texto. O autor utiliza de um método comparativo para facilitar a compreensão do leitor. É, sem dúvidas, um ótimo livro para iniciantes no assunto e um perfeito indicador de caminhos.

Fonte: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/a-historia-da-arte/livro:3707/edicao:349225