Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. A dica de hoje é a obra literária “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

Publicado em 1899, o livro Dom Casmurro é considerado uma das grandes obras literárias de Machado de Assis e do Brasil. O autor com seu olhar crítico e sagaz aborda diversos temas relevantes em sua obra, dentre eles o ciúme, tratado com brilhantismo nesse livro, gerando polêmicas acerca de uma das principais personagens da literatura brasileira: Capitu.

Bento Santiago decide narrar a história de sua vida, já homem de idade, e contar o motivo de ter recebido a alcunha de “Dom Casmurro”. A história tem como intuito rememorar sua existência “atando as pontas da vida” do personagem. Desde o início do romance, é possível perceber que o grande foco dessa biografia seria contar sobre seu relacionamento com a fascinante Capitu, personagem que tem um grande poder de sedução, evidente em seus “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, capazes de atrair como a ressaca do mar.
Moço rico, Bento Santiago cresce numa casa com sua família, e sua mãe prometera que o filho iria para o seminário ser padre, entretanto, desde moço o personagem era apaixonado por Capitu. O moço acaba indo ao seminário e se torna melhor amigo de Escobar, juntos eles conseguem convencer seus pais a retirá-los do seminário.
Com isso, Bento se forma em Direito e se casa com Capitu, enquanto a melhor amiga desta, Sancha, acaba por se tornar esposa de Escobar. A felicidade de Bento se completa com o nascimento de Ezequiel, seu filho, que vem fazer companhia a Capituzinha, filha do casal amigo.
Entretanto, a morte prematura de Escobar faz com que Bento comece a perceber marcas de um possível adultério, que antes já havia sido suspeitado.
Bento passa a enxergar a figura de seu amigo no filho, e fica convencido da traição. Após inúmeras discussões e crises, os personagens decidem separar-se, Capitu não tem a oportunidade de se defender das acusações feitas por Bentinho e Bento acaba enviando-a, juntamente de Ezequiel para a Europa. Dali até a velhice, vive em estado de reclusão, o que faz surgir seu apelido: Dom Casmurro.
Machado de Assis com sua genialidade escreve de modo ambíguo dando indícios de uma suposta traição, mas também é confirmado ao longo do romance traços de ciúme e obsessão do personagem Bento, que é o narrador.
Se Capitu traiu ou não, nunca saberemos de fato, mas que a obra é uma das mais importantes do Brasil, e que a personagem de Capitu é considerada uma das maiores figuras femininas da literatura brasileira não restam dúvidas.
A obra originou um filme e uma série de grande audiência.

Obra disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000194.pdf