Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de documentário
A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é sobre o documentário “Carta Para Além dos Muros”, que retrata a história da aids no Brasil e os desafios atuais
O filme Carta Para Além dos Muros, disponível em plataformas de streaming, traça a biografia do HIV e o impacto do preconceito no controle da epidemia
Esse é o primeiro documentário que refaz a cronologia do vírus e da doença no Brasil.
O diretor André Canto mostra o que mudou na abordagem desse problema desde 1982, quando o primeiro caso em solo brasileiro foi oficialmente diagnosticado.
Toda a história vem permeada pelos depoimentos de um jovem brasileiro infectado pelo HIV. Seu nome verdadeiro não é revelado: no filme, ele foi chamado de Caio, em homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu, que morreu por causa da aids em 1996, meses antes da chegada de uma nova geração de medicamentos antirretrovirais que revolucionaram o tratamento.
O nome do documentário, aliás, também remete ao escritor — ou melhor, a uma obra sua. De 1994 a 1995, ele publicou quatro crônicas no jornal “O Estado de S.Paulo”, nas quais traz seus relatos a respeito da doença. Elas estão reproduzidas, entre tantas outras, no livro “Cartas”, da HB Editora.
Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=qL9tE2FIny0