Dica de leitura: ” Mío Cid histórico e literário: a construção do herói Castelhano no romance XX”

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Mío Cid histórico e literário: a construção do herói Castelhano no romance XX”, publicado na edição v. 9 n. 1 (2020): DOSSIÊ ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E SUAS LITERATURAS”, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito pela autora Gabrielly Aparecida Araújo, Mestra em História Ibérica e graduada em Letras Espanhol e Português pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho:

“Por volta do século XV aparece na Espanha uma série de poemas épicos conhecidos como romances que refletiam o contexto histórico e cultural da sociedade da época. No decorrer dos séculos, estes poemas foram reproduzidos e se tornaram parte da identidade castelhana por resguardar traços historiográficos e personagens que foram importantes a este povo. No lugar de protagonistas de alguns destes poemas surgem heróis históricos e, dentro do gênero, este tipo de personagem adquire grande importância, já que tais textos (re)construíram estas figuras de modo a transformá-las em mitos do período histórico retratado. Assim, este artigo traça uma breve linha do tempo que evidencia algumas das principais manifestações heroicas no intuito de tentar demonstrar a universalidade desta figura ao mesmo tempo em que apresenta suas particularidades mais importantes. Além disso, realizou-se uma exposição sobre o protagonista do romance XX, Mío Cid, pelas óticas histórica e literária, a partir das quais se pode perceber diferenças e semelhanças na construção do herói castelhano. Ao final, compreende-se como se dá a representação da figura do herói no contexto da época e como esta figura mítica pode assumir um papel social e histórico significativo para o imaginário coletivo da época”.

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1131