Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro teórico

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?⁣

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. O EncicloPET de hoje traz a dica de um livro literário, na verdade um Dicionário que nos ajuda muito na hora de fazer uma pesquisa.

O Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheetbrant, trabalha com uma serie de Símbolos que trás perspectivas sobre mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores e números.
Esse Dicionário é nosso aliado quando partimos para os estudos literários, sociológicos, psicanalíticos, entre outros, pois seus verbetes tem uma análise completa, e contém pensamentos distintos, com diferentes perspectivas e culturas. Também acredito que possa ser um dicionário para aqueles apenas gozam do conhecimento dos símbolo até porque além de aprender, podemos divertir aprendendo sobre histórias e culturas que nunca ousamos conhecer.
E logo na introdução, deparamos com a seguinte frase: “A expressão simbólica traduz o esforço do homem para decifrar e subjugar um destino que lhe escapa através das obscenidades que os rodeiam.”

Para nos, estudantes de Letras e Literaturas ele também é nosso grande aliando. Para uma boa análise literária, esse dicionário não deve faltar em nosso repertório.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 28. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2015.