Dica de leitura: “Vozes intercaladas entre a literatura e a história angolanas: tessituras em Mayombe e Noites de Vigília”

A dica de leitura de hoje é o artigo: “Vozes intercaladas entre a literatura e a história angolanas: tessituras em Mayombe e Noites de Vigília”, publicado na edição v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES, da nossa Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito por Adelino Pereira dos Santos, Doutor em Letras e professor titular do Departamento de Ciências Humanas do Campus V da UBEB, e pelo autor Derneval Andrade Ferreira, Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, professor de Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 

Abaixo vocês podem conferir o resumo do trabalho: 

“Neste trabalho, discutimos as relações entre a Literatura e a História a partir de considerações sobre os romances Mayombe e Noites de Vigília, dos escritores angolanos Pepetela e Boaventura Cardoso, respectivamente.  Amparados em pressupostos teóricos da Crítica Literária e da Nova História Cultural, assumimos o ponto de vista de que as relações entre a Literatura e a História se dão muito além de meras fontes documentais, mas de tessituras em que as vivências, sentimentos e experiências dos escritores e historiadores deixam registradas nas páginas dos romances e nas narrativas historiográficas. Por meio da análise que aqui apresentamos pudemos evidenciar que os autores dessas narrativas conseguem expressar o imaginário histórico-cultural angolano, problematizar conflitos e tensões e, ao mesmo tempo, construir, por meio de uma escrita convocatória, momentos de inquietações, de releituras, sobre fatos da história angolana. Concluímos que a arte literária não é apenas um elemento que enfatiza ilusões, devaneios, mas, sobretudo, transforma-se em um recurso capaz de refletir as ações do homem e suas vivências na sociedade, assim como consegue, ainda, reconfigurar ideias e anseios de uma determinada época”

Acesse o site da revista e faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1012