A Jangada de Pedra

A Jangada de Pedra

Por: José Saramago

Antes de que a Península Ibérica se separe da Europa, fatos místicos ocorrem com cinco pessoas que buscam o que eles têm a ver com a formação da jangada de pedra.

Joana ao riscar o chão com uma vara de negrilho observa a formação de fissuras, Joaquim percebe que ao arremessar uma pedra na água apresenta uma força descomunal, José Anaiço é perseguido por um bando de estorninhos, Pedro Orce é o único que consegue ouvir e sentir os tremores de terra que separam a península e Maria Guavaira não consegue encontrar o fim de um novelo de lá em que está empenhada desenrolar por inteiro.

A obra é uma representação ficcional em que há uma separação geográfica entre a Península Ibérica e o continente europeu. É uma obra que trata o sentimento hispano-português de incompatibilidade sociocultural em relação ao restante da Europa.

A obra foi traduzida em mais de vinte línguas e adaptada ao cinema em 2002.

 

Quem foi Saramago?

José de Sousa Saramago foi um escritor português. Premiado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

O autor possuí como marca uma escrita narrativa em que os diálogos são inseridos no texto sem a utilização de sinalização aparente.