Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. A dica de hoje é sobre um dos maiores filósofos e teóricos da linguagem: Mikhail Mikhailovitch Bakhtin (1895 – 1975), o filósofo do diálogo.
Bakhtin, embora tenha vindo de uma família aristocrática empobrecida, perseguido, preso e exilado, deixou uma grandiosa e rica produção intelectual para as Ciências Humanas e Letras. Há quem considere seus estudos e escritos decorrentes do “Círculo de Bakhtin.” Por outro lado, por forças da tradição, há quem considere os conceitos fortemente decorrentes dos escritos e estudos de Bakhtin. Acontece que Bakhtin continua na moda, amplamente discutido e citado.
No entanto, como apontam os estudiosos, sua obra é bastante complexa. É exatamente por isso que a dica de hoje é importante: despertar em você, leitor, a vontade de aprofundar-se em leituras de Bakhtin. Trata-se de uma apresentação.

Em “Introdução ao pensamento de Bakhtin”, José Luiz Fiorin, professor da Universidade de São Paulo, introduz e orienta o leitor nos caminhos a serem descobertos pela linguagem, fruto da interação entre “eu” e o “outro.” Fiorin, em sua obra, esclarece os principais conceitos acerca da teoria do pensador: dialogismo, gêneros do discurso, carnavalização e a teoria do romance.

Você, leitor, conhecerá mais a fundo toda a gênese do pensamento bakhtiano, facilitando seus estudos.

💡Link sobre a fala do autor a respeito do livro:
https://youtu.be/Xo9SMiYk-eM