Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica literária

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. A dica de hoje é sobre a obra “Carmen Sacrum” de autoria atribuída à Faltonia Betícia Proba.

A obra do séc IV é de extrema importância para que possamos compreender as transformações que o Império Romano estava sofrendo durante o periodo de consolidação do cristianismo, principalmente no que se refere à educação e literatura, uma vez que os textos cristãos eram considerados de baixa qualidade, pois não seguiam o modelo homérico e virgiliano.

O texto de Proba pertence ao gênero centão, que quer dizer “colcha de retalhos”. O trabalho do centonista consistia em reunir partes de poemas (geralmente Homero e Virgílio) a fim de criar uma nova obra com sentido diferente da original. Centões como o de Proba são chamados de Cento Vergilianus, pois são derivados de Virgílio. Seu poema possui 694 hexâmetros e é dividido em duas partes que narram os acontecimentos do antigo e novo testamento.

Ainda não há tradução para o português, mas segue o link de um artigo relacionado para quem se interessar:
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/2073/2020