El Libro de Buen Amor

 

 

EL LIBRO DE BUEN AMOR

Por: Juan Ruiz

“El Libro de Buen Amor” é uma obra literária clássica que surgiu no século XIV escrita por Juan Ruiz, conhecido como Arcipreste de Hita. Ele foi um escritor e clérigo espanhol nascido por volta do ano 1283 e falecido após 1350. Pouco se sabe sobre a vida de Juan Ruiz, ele nasceu em Alcalá, na província de Guadalajara, Espanha, e estudou teologia em Toledo, se tornou um clérigo e exerceu várias funções religiosas ao longo de sua vida, incluindo a de arcipreste, um título eclesiástico de alto nível. Embora Juan Ruiz seja uma figura misteriosa da literatura medieval, seu trabalho continua sendo estudado e apreciado até hoje. Sua contribuição para a literatura espanhola é valorizada como um exemplo importante da poesia e prosa da época

Publicado em meados do século XIV, o livro é um exemplo notável da literatura espanhola medieval e é considerado uma das principais obras da época. Ele combina elementos satíricos, eróticos e didáticos, e apresenta uma série de histórias e episódios narrados pelo Arcipreste. A obra é uma reflexão sobre o amor, a moralidade e a sociedade da época, e é conhecida por sua linguagem rica e expressiva, e por apresentar o “bom” e o “mau” amor. O livro nos conta a história de um personagem chamado Arcipreste, que é um clérigo e narrador do texto. O Arcipreste conta suas aventuras amorosas, suas experiências e suas reflexões sobre o amor e a moralidade.

A estrutura do livro é complexa, com uma série de episódios e histórias interligadas. O texto aborda uma variedade de temas,  incluindo a natureza do amor, a sedução, a sexualidade, a moralidade religiosa e a crítica social. Além disso, o livro apresenta uma mistura de estilos literários, como poesia lírica, narrativa em prosa e diálogos. “El Libro de Buen Amor” é conhecido por sua linguagem rica e vívida, com um uso extenso de metáforas, jogos de palavras e expressões populares da época. O livro oferece uma visão fascinante da sociedade medieval espanhola, suas crenças, valores e costumes.

 

– Ana Clara